QUAL SERÁ O FUTURO DAS LOJAS AMERICANAS?

As Lojas Americanas estão em maus lençóis e isso já não é segredo para ninguém. Após o anúncio de um rombo de dezenas de bilhões devido, eles próprios anunciaram, “uma inconsistência contábil” em seus balanços (AMER3), a empresa despencou na bolsa já nos primeiros dias do anúncio. É de se espantar como ninguém viu esse rombo. Mas mesmo com toda esta situação ocorrendo, as lojas continuam atendendo seus clientes. Seus maiores acionistas, Lehmann, Telles e Sicupira declararam que não tinham ciência do rombo. O valor da marca já sofreu um prejuízo alto, inclusive a Americanas deixou o patrocínio no BBB deste ano, o que já estava certo pela produção do programa.

Mas o que vai acontecer daqui para frente? Qual será o futuro desta loja que ao longo dos anos teve um relacionamento muito próximo com seus clientes. Me lembro das primeiras vezes que fui na Americanas quando era criança. Não sei você, mas era o único local dentro dos shoppings centers que eu me divertia mais. Toda vez que eu entrava na loja saia correndo até o setor de brinquedos. Era uma alegria. Por ser uma loja de departamento, sempre agradou muito todos os tipos de público. Desde as crianças até os idosos. Lembro muito bem da época áurea dos comerciais de televisão dos anos 90, e em muitos deles os artistas e músicos faziam a pré-venda de seus discos na propaganda. Geralmente no intervalo do Domingão do Faustão e do Fantástico. Era inclusive uma janela do tipo faixa nobre da Rede Globo. Bastante concorrida pelas empresas. Na época de Páscoa e Natal, nem se fala. As Americanas eram imbatíveis nestas datas festivas. Época muito boa e que não vai voltar mais, pelo menos é o que muitos empresários e investidores estão comentando. Com as ações abaixo de R$ 1,00 as Lojas Americanas ainda precisam enfrentar as piadas e memes que todos os dias pipocam nas redes sociais. Inclusive, uma dessas piadas estava relacionada ao chocolate de uma marca estrangeira, que sempre foi o campeão de vendas e de longe o mais requisitado pelo público, mas agora uma unidade do chocolate vale muito mais que uma ação da companhia. É ou não é de ficar abismado com tudo isso?

A verdade é que a empresa já está em recuperação judicial, mesmo sem saber ao certo o risco de quebra. As Lojas Americanas terão que enfrentar na justiça seus principais credores, que são os bancos, os fornecedores e os seus consumidores. Será uma longa batalha e pode ser que leve muitos anos até o desfecho. Por aqui vamos acompanhando os desdobramentos e torcendo para que a empresa possa se recuperar e voltar a ter seus dias de glória, que certamente a consagraram em todo o país, sendo inclusive um case internacional.

Texto escrito por: Felipe Oliveira (Consultor de Comunicação e Marketing – Oliveiras Consultoria & Marketing)

Publicado por oliveirasconsultor

Somos uma consultoria focada em auxiliar as empresas e negócios locais, a estreitarem seus relacionamentos com o público-alvo, por meio da Comunicação Integrada e Marketing Digital. Satisfazer as necessidades de nossos Clientes, priorizando a qualidade dos serviços prestados, de maneira Sustentável, respeitando os profissionais envolvidos e o Meio Ambiente, é a nossa Missão!

Deixe um comentário