Zelensky e o Poder da Comunicação Digital em tempos de Guerra

O mundo inteiro assiste perplexo a invasão da Ucrânia pelas tropas russas. Já estamos no quinto dia de confronto e muitos questionamentos ainda não foram respondidos. Qual é o real interesse de Putin nesta investida? Será que a Ucrânia conseguirá ajuda definitiva de outros países? O que aconteceria se houvesse uma 3ª Guerra Mundial e quais seriam os reflexos para a população mundial?

Historicamente, a Rússia e a Ucrânia sempre disputaram entre si. Em 1954 a península da Crimeia foi transferida para a Ucrânia pelo líder soviético Nikita Khruschev como um “presente” para fortalecer os laços entre as duas nações. Porém, em 2014 (exatamente 60 anos depois), Vladimir Putin ordenou uma invasão russa à península da Crimeia, gerando uma crise político-institucional. A Comunidade Internacional condenou a ação de Putin, mas a Rússia conseguiu anexá-la novamente após a invasão, argumentando que a Crimeia possui valores históricos e culturais com a população russa.

Voltando para os dias atuais, a guerra na Ucrânia está gerando, em poucos dias, situações totalmente drásticas, para ambos os lados. Até o momento mais de 4,3 mil soldados russos foram mortos. A ONU estima que a guerra irá gerar 5 milhões de refugiados ucranianos. Pelo menos 10 cidades da Ucrânia foram bombardeadas, entre elas a capital Kiev. A Rússia já está sofrendo por conta das sanções impostas pelos EUA e a União Européia. O Banco Central Russo precisou elevar a taxa de juros do país e muitas empresas sofrerão com o bloqueio do Swift, que é um sistema de comunicação que permite pagamento e transferência de recursos entre empresas de diferentes países. A desvalorização da moeda russa está gerando uma onda de ansiedade e frustração, fazendo com que os russos corram até os bancos para limparem suas contas bancárias. A economia russa está em queda-livre.

No meio desse turbilhão de sentimentos e emoções, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, 44 anos, soube tirar vantagem de suas habilidades com comunicação digital para enviar mensagens de encorajamento aos ucranianos nas mídias sociais. Desde o início da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, Zelensky está representando com maestria o seu papel de verdadeiro líder na defesa de seu país em tempos de guerra. Ele não aceitou a ajuda do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden para sair do país, em uma conversa por telefone. Mesmo sabendo que a sua vida e de seus familiares correm perigo, decidiu ficar na Ucrânia e lutar contra as tropas russas. Zelensky que antes de ser presidente foi um humorista sem experiência prévia para ocupar um cargo de grandes exigências, se tornou herói nacional ao convocar os ucranianos para lutarem pelo seu país e dizer repetidas vezes: “A luta está aqui. Eu preciso de munição e não de transporte”. Zelensky foi eleito em 2019 muito por seu carisma e também por justamente conhecer o poder de uma comunicação digital, mais direta e transparente com a população.

Sabemos que qualquer esforço inteligente é válido quando um país está sendo atacado por outro e que as chances de uma rendição são mínimas. Zelensky cumpre o seu papel com ousadia e grande atitude perante o governo de Vladimir Putin. Uma negociação entre os governos poderá por fim nesta guerra e trazer novamente a paz para aquele país? Somente o tempo vai responder. Por aqui assistimos atônitos os desdobramentos desta guerra terrível, alguns rezando, outros torcendo para que não gere ainda mais prejuízos para estes dois países e o resto do mundo. Por fim, finalizo com uma frase muito profunda de Albert Einstein sobre a guerra: “Não sei com que armamento se combaterá a Terceira Guerra Mundial, mas a Quarta Guerra Mundial será combatida com paus e pedras”.

Texto escrito por: Felipe Oliveira (Consultor de Comunicação e Marketing – Oliveiras Consultoria & Marketing)

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s