GERENCIAMENTO DO TEMPO: ORGANIZANDO AS SUAS TAREFAS DE MANEIRA EFICAZ E BENÉFICA

Se você não consegue gerenciar o seu tempo, você não consegue gerenciar a sua vida. E o que é a sua vida? É literalmente o seu tempo! Todos nós nascemos com direitos iguais. Todos nós temos 24 horas por dia. Se dividirmos esse total de horas em três, teremos oito horas para dormir, oito horas para trabalhar e oito horas de lazer. Sei que é muito difícil para a grande maioria das pessoas conseguir dividir corretamente estas 24 horas em três, pois algumas pessoas dormem menos, outras trabalham mais, e algumas outras nem possuem horas para o lazer. Mas o que você faz com estas 24 horas faz toda a diferença na sua vida, pode acreditar. É preciso saber gerenciar todo este tempo que você tem em suas mãos, dividindo as tarefas de uma forma eficaz, positiva e benéfica.

Nos dias atuais, é visível enxergar a correria frenética e tecnológica em que vive a nossa sociedade. Já estamos acostumados a resolver tudo de imediato. Parece que ninguém tem mais paciência de esperar. Hoje é possível realizar praticamente tudo através de aplicativos para smartphone, seja pedir um táxi, fazer reserva em hotéis, solicitar uma refeição ou fazer pagamentos bancários. Com tantas demandas diárias, as pessoas acabam se esquecendo ou deixando para depois o gerenciamento de seu tempo e a organização de suas tarefas de maneira correta. Desenvolver esta habilidade de gestão do tempo é de suma importância para que nós, como indivíduos de uma sociedade complexa e moderna, possamos evoluir, tanto o lado profissional como o lado pessoal.

A primeira etapa é aprender a dar prioridade as coisas mais importantes no seu dia, e não as coisas mais urgentes. Infelizmente, as pessoas estão acostumadas a resolver tudo o que é urgente primeiro. Inclusive, existem sujeitos que só fazem alguma coisa na hora da crise, quando o “fogo” já se alastrou. Não é bem por aí. É preciso sim, ter coisas urgentes e importantes para fazer, mas é preciso separá-las de maneira que você faça as tarefas urgentes, mas também não deixe de lado as tarefas importantes. Tem que existir um equilíbrio e também um planejamento. Lembre-se que se você falha em planejar, você está planejando em falhar. Você acha que o astronauta que foi ao espaço, chegou lá por acaso? Não! Ele planejou anos e anos. Ele e sua equipe colocaram uma energia enorme em cima deste grande desafio que foi a conquista do espaço. Cada etapa foi estudada, desenhada e estruturada minuciosamente, até o dia que ele chegou lá.

O planejamento é a primeira etapa para a realização de um gerenciamento de tempo bem sucedido. Sabendo fazer isso, você será capaz de mudar a sua vida para melhor. E sabendo aplicar em seu ambiente de trabalho, ocorrerá uma transformação em toda a sua rotina. Isso também está ligado a sua auto realização, pois enquanto você está contribuindo e melhorando a sua gestão do tempo, a sociedade em um todo também usufruirá disso. Pois não é uma condição que só você ganha, mas todos em seu convívio social devem ganhar também. Se você tem filhos, sabe da importância de se dedicar à eles, separando algumas horas do seu dia para estar com eles em suas atividades. Se você gosta de se exercitar, também sabe como é importante ter esse momento de cuidado consigo mesmo. Enfim, criar uma agenda e/ou roteiro com suas principais atividades semanais, fará com que você não perca tempo a toa, pois conseguirá enxergar e entender que em 24 horas é possível realizar todas as suas tarefas, sem comprometer a sua saúde física e mental.

Para concluir, deixo aqui uma citação muito bonita de San Liscofré: “Fazer bom uso do tempo é a melhor maneira de agradecer pela vida”.

Texto escrito por: Felipe Oliveira (Consultor de Comunicação e Marketing – Oliveiras Consultoria & Marketing)

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s