Um Mundo totalmente livre do Coronavírus: Você está preparado(a)?

A cada dia creio que a pandemia gerada pelo Novo Coronavírus está com os seus dias contados. Já se passou mais de um ano desde que o primeiro caso foi diagnosticado aqui no Brasil. De lá para cá foram muitas infecções, mortes, casos isolados e muitas incertezas a respeito deste vírus letal. Inclusive até hoje ainda não se sabe ao certo da sua origem. Uns dizem que foi transmitido pelo consumo da carne de animais silvestres. Outros dizem que a Covid-19 foi uma mutação genética gerada em laboratório. A medida que a pandemia se alastra no mundo, um rastro de profundas mudanças vai se formando. O impacto negativo na economia já é sentido em vários países, principalmente pela parcela mais pobre da sociedade, onde as taxas de desemprego aumentaram, juntamente com a desigualdade. A inflação subiu em um patamar nunca antes alcançado, dificultando ainda mais a retomada da economia. As pessoas estão literalmente, no perdão do trocadilho, comendo o pão que o diabo amassou.

Mas será que o mundo merecia passar por tudo isso? Quem conhece um pouco de história, vai lembrar que em tempos remotos, o mundo passou por situações ainda piores. A última delas foi a Gripe Espanhola (1918) que dizimou vários países, gerando 500 milhões de mortes no mundo todo. Na ocasião, levou mais de dois anos para que fosse controlada. E os que sobreviveram foram vitoriosos. Nós seres humanos possuímos essa capacidade de enfrentar o problema de frente. Acredito muito nisso. Seja combatendo os vírus com recursos básicos, tais como máscaras de proteção facial, distanciamento social e álcool gel ou com as vacinas. O ponto crucial em que estamos é favorável por conta da tecnologia de ponta que temos em mãos, o que permitiu o rápido desenvolvimento de várias vacinas ao longo deste primeiro ano de pandemia. E já vem surtindo o efeito desejado. A imunização é sim um passo importante na luta contra a Covid-19 e outras doenças que possam vir a surgir no futuro. O que precisamos fazer agora é se preparar para um mundo totalmente livre do Coronavírus. Será que isso é possível? Você está preparado(a)?

Estamos vivendo uma fase de transição. Na verdade ela já havia começado lá em 2019, um pouco antes da pandemia se espalhar no mundo. A grande maioria das pessoas estava vivendo em um ritmo frenético. E na correria do dia a dia, muitas coisas que pareciam banais, agora fazem muito mais sentido. Um simples aperto de mão e um abraço, que costumávamos dar uns aos outros, e que foram muito prejudicados por conta da pandemia, sendo excluídos quase que imediatamente das relações humanas devido ao distanciamento social. A própria sociabilidade, que sempre foi um benefício aos seres humanos, pois somos seres que vivem em conjunto, se ajudando mutuamente, e que sem ela mostra que ninguém vive bem, estando sozinho e isolado. É ou não é verdade? Muitas outras atividades que fazíamos antes da pandemia e agora não vemos a hora de poder retornar a realizar estas mesmas atividades.

Precisamos ser fortes agora, enquanto a pandemia ainda vigora. Mas tendo um sentimento de preparação para o Novo Mundo que surgirá depois de tudo isso. E será melhor para todos nós. A valorização da vida é a maior dádiva que Deus nos concedeu. Viver é um dom. Ainda há muito o que fazer. A superação será a chave para a vitória. Parafraseando Miguel de Unamuno: “É preciso esquecer para viver. A vida é esquecimento; cumpre abrir espaço para o que está por vir”.

Texto escrito por: Felipe Oliveira (Consultor de Comunicação e Marketing – Oliveiras Consultoria & Marketing)

Publicado por oliveirasconsultor

Somos uma consultoria focada em auxiliar as empresas e negócios locais, a estreitarem seus relacionamentos com o público-alvo, por meio da Comunicação Integrada e Marketing Digital. Satisfazer as necessidades de nossos Clientes, priorizando a qualidade dos serviços prestados, de maneira Sustentável, respeitando os profissionais envolvidos e o Meio Ambiente, é a nossa Missão!

Deixe um comentário