A Importância dos Influenciadores Digitais para o Marketing da sua empresa

Convenhamos que nos dias de hoje o Marketing realizado pelos Influenciadores Digitais vem se mostrando uma poderosa ferramenta para as marcas e empresas ao redor do globo. Com as mudanças de comportamento e a presença da nova geração de consumo nas principais redes sociais, as empresas anunciantes estão literalmente substituindo ações publicitárias em mídias tradicionais com artistas e celebridades com grande reputação, por influenciadores digitais consolidados e também com os novatos, que buscam os seus quinze minutos de fama a qualquer preço. Em sua grande maioria, estes mesmos influenciadores possuem em suas contas nas redes sociais, milhares de seguidores e fãs. E quando uma marca é associada aos influenciadores certos, ela é transferida para o estilo de vida do mesmo e se transforma em um nome conhecido dentro do público que o segue.

Mas qual é o real poder de Marketing destes influenciadores digitais? A princípio o plano é bem simples: A marca firma parcerias com homens e mulheres influenciadores que estão inseridos em grandes plataformas e contam com uma base de milhares de fãs. Sim, possuir uma grande quantidade de seguidores e curtidas no Instagram, Facebook, Youtube e Tik Tok é um bom sinal. Esses mesmos influencers (termo em inglês) podem convencer seus seguidores nas redes sociais a reproduzir o que elas fazem, comprando os seus produtos ou adquirindo os seus serviços. E a influência vai além. Eles utilizam técnicas de Marketing para promover marcas atreladas ao seu estilo de vida. Através de um roteiro com novos conteúdos diários, os influenciadores digitais na tentativa de atrair mais e mais pessoas para suas páginas, fazem de tudo (ou quase tudo) para chamar a atenção. A maioria deles procuram levar vidas extravagantes, cheias de luxo e regalias. Vale postar fotos do físico, na academia, com os amigos, cônjuge, em festas, viagens, lugares paradisíacos, presença em restaurantes e bares chiques, passeio em seus carros e lanchas, etc. É uma verdadeira disputa para ver quem conquista mais seguidores. Para as marcas e empresas que querem se promover nesse meio digital tudo isso realmente é um prato cheio. Estudos realizados no ano de 2015 mostravam que mais de 84% das empresas pesquisadas estavam trabalhando em projetos de Marketing com influencers. Uma outra pesquisa realizada em 2017 mostrou que 94% das marcas consideraram trabalhar com influenciadores para chegar ao sucesso. A pesquisa também revelou que 70% ainda estavam procurando formas de quantificar esse sucesso.

Já era de se imaginar que um dos principais fatores responsáveis por esse ‘boom’ dos influenciadores digitais foi a popularização dos smartphones, que já respondem por mais da metade (55%) das horas dedicadas a conteúdos na Internet. Neste mesmo estudo revelou-se que o tempo médio gasto com essa atividade duplicou no Brasil nos últimos dois anos, saltando de 8 horas/semana para 16 horas/semana. O percentual de brasileiros que passa mais tempo vendo vídeos on-line do que em outras mídias também saltou de 12% para 30%.

Nos dias atuais, com os dispositivos móveis e as redes sociais, ficou muito mais fácil quantificar influenciadores do que nos tempos anteriores à Internet. E os profissionais de Marketing que atuam nesse meio sabem da importância dos dados quantificáveis para que as ações publicitárias sejam bem-sucedidas. Mas assim como as campanhas das mídias televisivas estreladas por celebridades, existe um alto risco também com influenciadores digitais. Infelizmente grande parte deles possuem seguidores falsos em suas contas oficiais. Perfis com mais de um milhão de seguidores precisam passar por uma análise crítica, pois que é necessário uma relação clara e concisa entre influencers e empresas para que as ações surtam os efeitos desejados. Nenhuma das partes pode ser prejudicada. As marcas precisam entender de verdade o real foco e objetivo dos influencers antes de iniciar qualquer divulgação. Tudo tem o lado positivo e também o lado negativo.

Texto escrito por: Felipe Oliveira (Consultor de Comunicação e Marketing – Oliveiras Consultoria & Marketing)

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