O Poder de Recompensar os seus Clientes Fiéis

Uma das formas mais simples de deixar o seu cliente inteiramente satisfeito com o seu serviço ou produto é recompensando-o de uma maneira que ele ou ela jamais irá esquecer. Essa “recompensa” pode ser entendida de várias formas. Mas antes de entrar neste assunto, primeiro temos que entender o que é Marketing de Relacionamento e a sua influência no público consumidor. Atualmente está ocorrendo uma verdadeira discussão a respeito deste tema, ainda mais por conta da pandemia, mas a verdade é que só existirá o Marketing de Relacionamento quando uma relação de confiança já estiver estabelecida entre as duas partes (cliente x empresa). O Marketing de Relacionamento é aquele que aproxima a empresa do cliente, fazendo com que o mesmo seja um “fã” da marca. Esse é o foco. E me diga qual empresa, negócio local ou profissional está se dando ao luxo de perder clientes neste momento tão difícil que estamos enfrentando? A maior dificuldade nos dias de hoje está sendo a conquista, a retenção e a fidelização dos clientes, fazendo o que eles continuem consumindo cada vez mais. E se sintam felizes e satisfeitos nesta relação.

Já percebeu como grande parte das empresas estão investindo rios de dinheiro em Marketing de Relacionamento? Estas novas estratégias, cada vez mais mirabolantes, estão voltadas a construir relações fortes e duradouras de uma marca com o seu público. Pegamos como exemplo os Postos Petrobrás (BR). O Programa de Fidelidade ‘BR Premmia’ é um sucesso em todo o país há vários anos. O programa visa dar descontos especiais através de pontos cadastrados nas contas dos clientes. Além de trocar pontos por produtos exclusivos dos postos BR, o cliente também participa de eventos, adquire milhas de companhias aéreas, assiste a filmes em diversos cinemas e peças de teatro.

Recompensar os seus clientes é uma ótima maneira de interagir com eles. Ao implementar corretamente um Programa de Fidelidade em sua empresa, esse tipo de ação terá um impacto significativo em seus resultados. Pode acreditar. Segundos estudos feitos pela Harvard Business School, ao aumentar a taxa de retenção de clientes em 5%, a empresa pode experimentar um aumento nos lucros de 25 a 95%. Já é certo que os Programas de fidelização influenciam diretamente o cliente e ajudam a mantê-lo envolvido com o seu negócio, com uma perspectiva muito clara de quanto tempo ele vai permanecer fiel a sua marca e gastar com seu produto e/ou serviço.

Existem vários métodos e estratégias eficazes de Programas de Fidelidade, desde o simples Cartão de Fidelidade, em que cada compra o cliente ganha um selo ou carimbo e depois troca por descontos, até os Programas Personalizados, baseado nos programas de milhas das companhias aéreas. Mas um dos métodos que vem ganhando muita popularidade é o famoso ‘Cashback’ (dinheiro de volta), que é um modelo de recompensa por reembolso e funciona como um programa de incentivo operado por empresas de cartão de débito e crédito, em que uma porcentagem do valor gasto é devolvida ao titular do cartão. Essa tendência começou nos Estados Unidos e ganhou espaço no competitivo mercado brasileiro.

Com a ajuda de profissionais das áreas de Marketing e Comunicação e organizando a sua nova estratégia de recompensa, você pode criar o seu próprio programa de fidelização e oferecer diversas vantagens aos seus clientes. Depois de todo o processo de implementação, capriche na divulgação. Programas de Fidelidade bem feitos garantem uma relação muito próxima e duradoura com o público, pois a melhor coisa que podemos fazer é recompensar nossos clientes com o que eles querem.

Texto escrito por: Felipe Oliveira (Consultor de Comunicação e Marketing – Oliveiras Consultoria & Marketing)

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