A importância do Atendimento On-line em Tempos de Pandemia

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Nunca antes na história o atendimento on-line foi tão evidenciado como agora. Em tempos de pandemia muitas empresas ao redor do globo estão entendendo que é preciso chegar nos clientes que não estão nas ruas, através de estratégias voltadas para Internet, utilizando canais de comunicação eficazes a fim de continuarem prosperando com seus negócios. O delivery é a palavra do momento para os empresários. Aplicativos de entrega de comidas viraram o centro das atenções, visto que a população está confinada em suas casas cumprindo a quarentena. Mas como fazer com que estas pessoas continuem consumindo? O apelo físico e visual ainda faz parte do processo de vendas, por mais que as lojas virtuais tenham toda uma sofisticação em demonstrar seus produtos on-line, muitas pessoas ainda se sentem mais confiantes e seguras ao comprar nas lojas físicas com atendimento presencial, do que no e-commerce.

 

Comércios em geral, shoppings centers, bares, restaurantes e serviços não essenciais estão sofrendo por terem que manter suas portas fechadas, sem saberem até quando irá durar este momento critico. Os serviços essenciais estão sofrendo também com movimento fraco e poucas vendas. Até mesmo postos de gasolina estão sendo forçados a reduzirem seus preços, diante uma demanda fraca. A economia definitivamente parou para alguns segmentos e o prejuízo aumenta a cada dia. É difícil prever o que ainda de pior poderá acontecer. Mas nem tudo está perdido. É preciso mais do que nunca priorizar o atendimento on-line, melhorar o relacionamento com os clientes e entregar mais do que promete.

 

A primeira coisa a ser feita é ampliar a presença digital. Grande parte das empresas, até mesmo as maiores organizações do país estão disponibilizando canal direto de atendimento com seus clientes e público através do WhatsApp, um dos aplicativos mais acessados no país. A utilização do smartphone virou a principal ferramenta das pessoas, que passam seus dias em suas casas, acessando sites, assistindo filmes, séries, utilizando as redes sociais, apps e conversando com seus amigos e familiares.

 

Apostar nas redes sociais com conteúdos (artes, fotos, textos e vídeos) que provoquem engajamento e conexão emocional com estas pessoas é uma estratégia bastante eficaz também neste momento, mas antes de tudo é preciso entender o comportamento do seu público-alvo. Compreender de forma analítica em que canal eles estão e mais utilizam. Existem usuários que estão de forma passiva nas redes sociais, mas também existem pessoas que estão de forma ativa procurando por produtos e serviços em sites de busca, tais como o Google, Yahoo, etc. O empreendedor, empresário, dono de negócio precisa entender que o Facebook e o Instagram são canais de venda eficientes, e que utilizados de maneira profissional podem gerar resultados excelentes. Diferente da TV e do rádio, não é preciso grandes somas e valores exorbitantes para anunciar. É possível começar investindo com R$ 50 e ir aumentando à medida que o seu negócio vai atingindo mais e mais visibilidade. A possibilidade também de utilizar Market-places para atingir determinados usuários também é válida e importante.

 

Invista sempre em Marketing Digital e saiba que todo este esforço fará uma grande diferença lá na frente, pois que na hora que tudo isso passar, a sua empresa estará mais bem estruturada e contornará as crises econômicas, saindo mais fortalecida e preparada para outros momentos de turbulência.

 

Texto escrito por: Felipe Oliveira (Consultor de Comunicação e Marketing –  Oliveiras Consultoria & Marketing)

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