INTELIGÊNCIA DE MERCADO: FERRAMENTA ESSENCIAL PARA VENDER MAIS E DESBANCAR A CONCORRÊNCIA

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A alta competitividade entre as empresas está cada vez maior no dia a dia. E o que as organizações estão precisando fazer para superarem as suas posições em relação à concorrência? Muitas delas já estão entendendo o significado e o poder que a Inteligência de Mercado, também conhecida como Business Inteligence, possui. Este novo departamento permite coletar, gerenciar e distribuir os dados de uma empresa para transformá-los em insights relevantes para a tomada de decisão.

Dispondo de técnicas e metodologias para captar um grande volume de informações e utilizá-los sobre determinados aspectos, a Inteligência de Mercado tem como objetivo principal entender as tendências comportamentais do consumidor; identificar as novas estratégias da concorrência; potencializar as vendas da empresa; estudar o perfil do público-alvo e o mercado de uma forma geral. Além de tudo isso, a Inteligência de Mercado também auxilia no suporte ao crescimento de um determinado produto ou serviço, e otimiza os processos internos do departamento comercial, fazendo com que a equipe trabalhe de forma a obter maior produtividade e melhores resultados em suas ações.

Para podermos entender melhor todo o contexto histórico desta nova metodologia, é preciso voltar um pouco no passado. Este termo foi utilizado pela primeira vez em meados da década 50, por Hans Peter Luhn, um renomado pesquisador. No artigo que escreveu intitulado “A Business Intelligence System”, o autor já propunha conceitos bastante avançados para aquela época, como a coleta de dados por meio de recursos de automação mediante uma linha de ação. Posteriormente, na década de 80, a metodologia começou a se espalhar juntamente com outras tendências tecnológicas. O advento da era da informação digital foi responsável por proporcionar uma capacidade de processamento de dados significativamente superior. Foi justamente nesse período que a relevância dos dados passou a ser mais valorizada e também começaram a surgir disciplinas como o gerenciamento de dados, engenharia de informação, modelagem de dados, análise de informações, entre outras.

Mas como funciona a Inteligência de Mercado na prática? Você deve estar se perguntando. Para utilizar essa estratégia como uma ferramenta capaz de potencializar as vendas de sua empresa e desbancar a concorrência, é necessário, primeiramente, entender o que deve ser feito com o grande volume de dados e informações coletadas que, por sua vez, são gerados de diferentes formas. O Big Data tem um papel importante nesta equação. Forte tendência dos próximos anos é o termo utilizado para se referir a enorme quantidade de dados gerados a cada segundo, e que tem por finalidade auxiliar as empresas em suas decisões. Mas será que é vantajoso ter uma grande quantidade de informações em mãos, mas não saber como lidar com elas?

Atualmente existem várias formas de geração de dados, o que torna para as empresas competitivamente vantajoso, já que são as informações que ela não tem dentro da organização, como aspectos comportamentais dos clientes, estratégias da concorrência, mídias sociais, entre outros. A partir dos índices coletados, o próximo passo é filtrar as informações obtidas que serão efetivamente importantes e relevantes para que as empresas alcancem as metas e objetivos traçados em seus planejamentos de negócios.

Para concluir não podemos nos esquecer em deixar claro um dos pontos de maior importância dentro da metodologia de Inteligência de Mercado: obter o máximo de conhecimento a respeito do próprio mercado de atuação. Mapear todo o espaço que a empresa ocupa e ter plena consciência a respeito das solicitações dos clientes é o maior compromisso que as empresas devem ter ao iniciar um departamento de Inteligência de Mercado voltado para aumentar seus resultados.

Texto escrito por: Felipe Oliveira (Consultor de Comunicação e Marketing – Oliveiras Consultoria & Marketing)

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