Engajamento com Criatividade: Os desafios de manter o seu negócio relevante nas redes sociais

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A cada dia que passa o desafio aumenta. Empresas, celebridades, influenciadores, marcas famosas e as nem tanto se deparam com um campo de batalha cheio de ansiedades, incertezas e dúvidas. A disputa por ‘likes’, comentários, compartilhamentos e ‘reposts’ começa nas principais redes sociais. Um post que poderia ser um sucesso, logo é esquecido e vai parar lá atrás, junto com outros tantos posts, gerando apenas algumas curtidas e às vezes nenhum comentário. Enquanto outros posts são destaques, e garantem 500, 700 e até 1.000 curtidas ou ‘likes’, com um grande engajamento. Mais por que isso está acontecendo? Primeiro precisamos compreender muito bem este cenário: público x redes sociais.

 

A quantidade de informação atualmente gerada pelas redes sociais é uma coisa absurda. Tanto que ocasionalmente as principais redes sociais ficam desestabilizadas por algumas horas, até conseguirem retomar a estabilidade e permitir novamente o acesso de seus usuários. Os investimentos em anúncios e links impulsionados também estão em seu maior ápice. Tanto que muitas empresas de grande porte dividiram as verbas e destinam boa parte de seus recursos para ‘aparecerem mais nas redes sociais’ do que na televisão ou no rádio. Elas sabem que o seu público-alvo está ali. E uma coisa é certa, a percepção das pessoas em relação às redes sociais está em constante mudança e o pior, está afetando literalmente a forma de engajamento e interação das mesmas. Sabemos que as pessoas estão em constante bombardeio de anúncios, desde o momento que elas acordam, até o momento que vão dormir, e isso acaba cansando a percepção delas, principalmente no território on-line.

 

Estudos e pesquisas já demonstram que grande parte da população ao assistir a televisão ou escutar o rádio, estão acessando simultaneamente um dispositivo móvel (seja um tablet ou celular). Os meios de comunicação tradicionais já não tem mais o destaque que tinham antigamente, onde a atenção das pessoas era totalmente voltada para eles. É nítido notarmos como os programas de TV estão integrando, em quase todo momento, a participação de telespectadores que estão interagindo a partir de seus celulares. E isso vai de encontro ao tema deste artigo.

 

Primeiramente vamos entender o que é Engajamento. Essa palavra está na moda porque é um dos fatores que mais pesa na hora de cativar e conquistar um determinado público. Segundo o Wikipedia, o Engajamento é envolvimento, interação, relacionamento com a marca, que vai além do número de seguidores ou likes em uma postagem. Em outras palavras, é o engajar que fará com que o seu público nunca se canse de suas postagens e conteúdos. É nesse ponto que começa o grande desafio para as empresas, pois que não basta apenas entregar um conteúdo interessante e de qualidade. É preciso criar estímulos capazes de fazer com que aquele potencial seguidor(a), enxergue você, a sua empresa ou sua marca como uma forte aliada aos pensamentos, estilo de vida e crenças dele ou dela. E como podemos criar estes estímulos? Logicamente existem várias técnicas, mais uma delas é o Engajamento com criatividade.

 

Para engajar com criatividade é preciso antes de tudo estar a par do que o seu público espera e almeja com o conteúdo, informação ou dados que você quer compartilhar. A todo o momento são gerados milhões de informações nas redes sociais e se você não tem uma estratégia centrada junto a um plano direcionado com foco e objetivo, tudo será perdido nessa imensidão de dados. Para cativar é preciso ousar e trabalhar formatos que vão surpreender de forma positiva a todos que seguem sua empresa ou sua marca nas redes sociais. Cada qual com sua peculiaridade, mais se tornar relevante é a principal meta para engajar o público.

 

Ao atravessar essa barreira imposta pelo próprio usuário que já possui essa percepção de muita informação nas redes sociais e se sente apático(a) com tantos anúncios e ofertas, a sua marca ou empresa não será ‘mais uma’, muito pelo contrário, ela agora passa a estar em um nível de engajamento fiel, interessante e relevante para este usuário.  Cada vez mais as organizações vão buscar formas inovadoras de atrair seus públicos e retê-los em suas redes sociais. Isso será uma constante. Por isso pense sempre no engajamento com criatividade, utilizando-se de formatos autênticos que vão de encontro ao que o seu público quer consumir. Como disse Alison Zigulich: “Prometa o que o cliente deseja e entregue o que ele precisa para que consiga o que deseja.” 

 

Texto escrito por: Felipe Oliveira (Consultor de Comunicação e Marketing – Oliveiras Consultoria & Marketing)

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