Copywriting e a Arte de escrever Textos que Vendem

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Já ouviu falar em Copywriting? É uma palavra que veio da língua inglesa e sem uma tradução correspondente ainda para o português, que pode ser definida como a arte de escrever de forma persuasiva, tendo como objetivo o de convencer o leitor a praticar uma determinada ação esperada. Para isso o copywriter (pessoa ou profissional que possui o dom da escrita), precisa aplicar em todo o conteúdo que criar, um conjunto de técnicas, afim de que seus textos despertem desejos e vontades para este público consumidor, de maneira que não seja enganadora ou duvidosa, fazendo com que o leitor perceba se aquilo que está lendo atende suas necessidades. Todo este esforço é realizado no intuito de guiá-lo para uma tomada de decisão. E esta tomada de decisão pode ser desde clicar em um link de um post nas redes sociais até realizar uma compra em um determinado site.

 

Mas para levar o seu público a realizar a ação que você definiu como mais importante para o seu negócio, não é uma tarefa simples. A função de Copywriting se torna mais complexa e dificultosa a medida que vamos entendendo o real objetivo, pois que o foco está na conversão e não apenas na visualização deste conteúdo escrito por parte do público. O produto, chamado ‘copy’, deve ser entendido como um conteúdo capaz de aumentar o reconhecimento da marca ou do estabelecimento. Por isso, para que o copywriting seja bem sucedido na otimização de conversões, é preciso saber escrever posts e e-mails que são lidos até o final, comunicar-se melhor, de uma forma geral com a audiência e até realizar as vendas on-line de forma inteligente e mais efetiva.

 

Você que quer aprender a aumentar as suas vendas através do Copywriting precisa se preocupar primeiramente em criar conteúdos de alta qualidade, sempre com novidades, tendências e informações atualizadas para seus leitores e além de tudo isso, deve seguir as melhores práticas das técnicas de SEO (otimização de mecanismos de busca e palavras-chave), afim de conseguir rankear o conteúdo nas melhores posições. Em artigos anteriores eu abordei esse tema e a importância destas técnicas para que o site ou página das redes sociais tenha melhor relevância nas pesquisas orgânicas feitas pelos usuários.

 

Todo este direcionamento será necessário para que o público leitor tenha uma motivação e continue lendo ou assistindo o seu conteúdo. É muito importante em toda esta trajetória fazer com que ele tome uma ‘ação’ ao finalizar a leitura ou a visualização do vídeo em questão. Se você não solicitar para este leitor ou visitante de sua página compartilhar, deixar um comentário ou cadastrar-se em seu site, dificilmente eles tomarão essa ação por conta própria. Note como cada detalhe é importante nessa trajetória do potencial consumidor em adquirir o produto ou contratar o serviço. Cada detalhe conta muito. Que tal repensar suas estratégias de Marketing Digital com a possibilidade de integrar as técnicas de Copywriting em suas ações? Pode ter certeza que fará uma baita diferença.

 

Texto escrito por: Felipe Oliveira (Consultor de Comunicação e Marketing – Oliveiras Consultoria & Marketing)

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