Educação: A chave para um mundo melhor

imagem-education

Ao ler o título deste artigo tenho até um certo orgulho em afirmar que a educação é, sem sombra de dúvida, a única chave para destravar um mundo com diversos problemas. Para o nosso país sair dessa crise institucionalizada e voltar a crescer somente com investimento maciço em educação. A educação é a porta de entrada que todos nós, privilegiados ou não, temos quando crianças para poder começar a entender e enxergar o mundo em que vivemos. Sem a educação, somos como animais irracionais que não pensam e não conseguem distinguir parâmetros intelectuais de uma sociedade que vive em conjunto, entre outras realizações que somente o estudo nos proporciona. Por exemplo, ao estudar todos os dias, todos nós desenvolvemos habilidades, aptidões, conhecimentos e senso crítico de uma série de questões, que vão além da nossa percepção individual. No caso da própria realidade em que estamos confinados. É uma realidade difícil, cruel e muito complexa. Nos países mais pobres do mundo, não vemos escolas, não vemos professores, não vemos alunos e não vemos progresso. Tudo isso somado à má distribuição de recursos vitais para a sobrevivência humana, que é a saúde e o saneamento básico, se torna um problema social gigantesco que leva milhares de pessoas, todos os anos, a situações de doenças e mortes. Infelizmente com todos os recursos que temos hoje e a tecnologia cada vez mais avançada, ainda temos que encarar problemas básicos da falta de educação em diversos locais do mundo. No Brasil mesmo, quantas e quantas vezes você viu nos telejornais e na mídia em geral reportando o descaso por parte dos governantes com a educação? Da falta de consideração com os professores que recebem míseros reais para poderem a cada dia enfrentar uma batalha e levar um pouco de conhecimento para os jovens de todo o país? Da corrupção suja que envolve esse setor, com milhares e milhares de reais em verbas sendo desviadas todos os meses? É uma realidade apavorante e que vai ficando mais evidente à medida que entendemos a educação, pelo menos em nosso país, é negligenciada. E por que de ser assim?

A educação é poder nas nossas mãos. É poder na mão da sociedade, que hoje vive um marasmo, uma apatia e uma obediência perante os poderosos. Que tem preguiça de ler um livro, de capa a capa. É triste constatar que 40% da população brasileira é constituída de analfabetos. E poderia ser diferente se houvesse compromisso com a educação. Pois a maioria deveria saber que com um papel e caneta na mão, somos nós que fazemos a revolução e mudamos os paradigmas de nossas vidas. Revolução primeiramente em nossa casa, com nossa família e com os amigos. Ao se dedicar aos estudos, todos nós temos oportunidades de melhorar. Oportunidade de mudar de vida, de ganhar mais e mais conhecimento, de conseguir um emprego melhor, de evoluir como ser humano e como profissional; e principalmente, de fazer com que as futuras gerações possam usufruir também do que nós estamos usufruindo.

Enquanto a educação não for levada a sério por todos nós, ela nunca poderá ser utilizada para mudar a realidade que vivemos. Investir em educação é sempre o melhor investimento, pois tudo que aprendemos ninguém poderá tomar de nós. O ladrão pode roubar seu celular, seu carro, sua casa e até seu cachorro, mas ele nunca irá roubar a educação que você adquiriu. Ela perpetua em nós para todo o sempre e a cada ensinamento, um aprendizado que nos faz querer ensinar também um amigo, um irmão, pai e mãe. Temos que levar muito a sério tudo isso e colocar a educação sempre em evidência. Como disse Nelson Mandela: “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”.

Texto escrito por: Felipe Oliveira (Consultor de Comunicação e Marketing – Oliveiras Consultoria & Marketing)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s