A IMPORTÂNCIA DA TAXA DE CONVERSÃO NOS NEGÓCIOS

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Qual o maior desafio, nos dias de hoje, para as empresas que investem no Marketing Digital para aumentar seus resultados? Talvez seja o número total de vendas no fim do mês. Talvez seja a tão preocupante ‘Taxa de conversão’. Ou quem sabe, talvez seja o número total de visualizações que determina publicação / post alcançou. Enfim, mas do que todas estas questões, o que faz com que esta vertente do Marketing seja tão necessária e almejada atualmente?

Começamos pela forma como os produtos e serviços estão sendo disponibilizados para a sociedade. Digitalmente falando, o mundo está mudando e o nosso dia a dia também está mudando radicalmente. É só observarmos o jeito como pedimos uma pizza, o jeito como pedimos um táxi, o jeito como nos hospedamos, o jeito como nos comunicamos com nossas famílias e amigos, etc. Em conseqüência disso tudo, o jeito como as empresas estão lidando, ou na medida do possível, tentando lidar com as mudanças constantes da ferramenta de Marketing Digital também se torna relevante, pois que a abordagem ao potencial cliente / consumidor já mudou. É fato de que todos nós estamos mais cuidadosos na hora de comprar um produto e/ou contratar um determinado serviço. Aquele impulso que antigamente, muitos tinham, está dando lugar para a cautela, somado a pesquisa de dados e informações na Internet e nas redes sociais.

Mas o que as empresas esperam ao contratar serviços direcionados ao Marketing Digital delas? Aumentar a taxa de conversão e suas vendas? Sim. Essas duas questões são as mais necessárias. Se a taxa de conversão da empresa A, é maior que a taxa de conversão da empresa B, a empresa B está levando prejuízo. Isso independente do tipo de serviço, o atendimento inicial e o pós-atendimento. Os esforços para se vender mais e mais, estão chegando em um ápice nunca antes visto. É verdade, nós somos “bombardeados” por anúncios o dia todo. O que antes era direcionada a uma realidade física, passou a progredir para uma segunda realidade, a ‘virtual’. Na maioria dos comerciais, seja de TV ou nos primeiros segundos do vídeo que você selecionou para assistir, o mesmo reforça a compra também através do app e site e-commerce. Pois que a venda acontece em duas realidades. E é nesse ponto que eu quero chegar, que é a taxa de conversão gerada pela quantidade de pessoas que viram o anúncio, acessaram a plataforma ou foram até a loja física e efetuaram a compra do produto ou aquisição do serviço. Esse caminho, mais conhecido como a “trajetória”, que o consumidor percorre, é cheio de questões relevantes. Em poucos segundos ele pode desistir da venda e o que poderia retornar a favor da taxa de conversão, não se concretiza. Estes poucos segundos, na maioria dos casos, também são muito específicos. Se ele ou ela não foi bem atendido, a venda não se concretiza. Se ele ou ela encontrou alguma dificuldade em obter mais informações do produto ou serviço, este potencial comprador muda para outra empresa e/ou fornecedor. Se ele ou ela encontrou muita burocracia no site e-commerce que deseja comprar, pode ter certeza que esse potencial comprador já está acessando o site da concorrência, e por aí vai.

São vários exemplos de como a venda é perdida em um estalar de dedos e a taxa de conversão da empresa sofre. Por isso, muito mais do que ter uma estratégia de Marketing Digital profissional e que esteja alinhada a cultura da empresa, é preciso também investir no departamento de vendas e atendimento ao cliente / consumidor. Todos estes departamentos precisam estar bem uns com os outros a todo instante, afim de que as empresas sejam bem sucedidas em suas ações e campanhas direcionadas aos seus públicos. Estar a par das mudanças é um talento nato de todo empresário e empreendedor bem sucedido. A mudança é constante e sempre será. Parafraseando Peter Drucker: “A melhor forma de gerenciar a mudança é criá-la”.

Texto escrito por: Felipe Oliveira (Consultor de Comunicação e Marketing – Oliveiras Consultoria & Marketing)

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