Praticando o altruísmo para um mundo melhor

imagem-altruismo

Com a chegada do fim de ano, todos estão se preparando para celebrar a data mais importante do ano. Em todo mês de dezembro as casas ficam cheias de luzes, enfeitadas com árvores natalinas e decorações chamativas. É neste período também que muitas empresas se esforçam em arrecadar alimentos e brinquedos para poderem doar aos mais necessitados como forma de perpetuar uma ação solidária. E se vivêssemos em um mundo no qual as pessoas praticassem essa solidariedade não só na época do Natal e fim de ano, mas durante todo o ano? Você sabe o que é altruísmo?

O Altruísmo, segundo a Wikipedia, é um tipo de comportamento encontrado em seres humanos e outros seres vivos, em que as ações voluntárias de um indivíduo beneficiam outros. É sinônimo de filantropia e também sinônimo de solidariedade. Ser altruísta é carregar a bandeira do amor ao próximo. Em um mundo em que cada vez mais a sociedade se torna individualista, as pessoas estão se fechando literalmente em seus ‘mundinhos’ e cada vez mais pensando apenas em si mesmas. O próprio smartphone, que é um dispositivo utilizado por muitas pessoas, acabou virando um vilão para a interação humana, espontânea e natural, pois que a cada dia, as pessoas estão mais acomodadas ao relacionamento virtual, do que o real, gerando um ruído enorme e muito complexo na comunicação de indivíduos. É quando começamos a entender que a falta de altruísmo também parte deste problema, entre outros, vivenciado por boa parte das pessoas no mundo inteiro. Uma pessoa altruísta conhece e pratica todo dia valores essenciais que são básicos da natureza humana, tais como a atenção, a humanidade, a solidariedade, o respeito ao próximo, entre muitos outros. Ser solidário é um de nossos propósitos aqui na Terra. A evolução do ser humano parte do princípio que se um ato de cooperação para com outro indivíduo gera estímulos positivos na mente, trazendo uma satisfação positiva para ambos, ao realizar hábitos solidários constantemente, o nosso pensamento se volta para esse propósito. Jesus Cristo, o maior homem que viveu neste mundo, ensinou o modelo verdadeiro do altruísmo, junto a tantas outras lições, e que deve ser praticado por todos nós, diariamente. Não é a toa que celebramos o nascimento de Cristo em dezembro, uma época especial para que seja lembrada de seus ensinamentos e como o poder do altruísmo gera uma revolução em qualquer ambiente que esteja, seja no trabalho, na faculdade, em locais públicos, etc.

Muito se tem discutido a respeito da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente, o que é de extrema importância, mas também é preciso discutir sobre o impacto positivo que o altruísmo causa para um mundo melhor. Seja solidário em todas as suas ações. Pense quantas vezes você deixou de ajudar alguma pessoa que te solicitou um favor, seja por falta de tempo ou preguiça e depois alguém deixou de te ajudar, alegando também as mesmas desculpas. Pense em quantas vezes você deixou de se ajudar, de promover o bem estar e a qualidade de vida para si próprio. Que o dia 25 de dezembro possa trazer a todos nós uma reflexão profunda do que Cristo representa para cada um de nós, e que no ano vindouro possamos ser mais altruístas, do que egoístas, mais expansivos, do que fechados, mais solidários, do que egocêntricos. Para concluir deixo aqui um versículo da Bíblia: “16 Nisto conhecemos todo o significado do amor: Cristo deu a sua vida por nós e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos”. (João 3:16)

Texto escrito por: Felipe Oliveira (Consultor de Comunicação e Marketing – Oliveiras Consultoria & Marketing)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s