Sucesso Financeiro x Sucesso Comercial

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“Um terço das empresas brasileiras estão com problemas financeiros, diz um recente estudo do Serasa”. Esse título foi extraído da matéria que saiu no site da Folha de S. Paulo, em outubro do ano passado. E é um problema sério que está sendo enfrentado por 1 a cada 3 empresários no país. Este alto percentual de empresas, com problemas, se deve em grande parte, à situação econômica ruim da economia brasileira, somada à má administração dos donos dos negócios, que geralmente são das classes A e B e que possuem rentabilidade baixa. Mantém-se no mercado, pois utilizam as economias de seus proprietários, e acarreta em uma estabilidade financeira, pois ao se misturar o dinheiro do dono com o do negócio, o empresário sente que sua empresa está fragilizada.

A grande diferença entre Sucesso Financeiro x Sucesso Comercial já parte desse ponto, em que temos como exemplo, empresas que existiram há muito tempo, tais como Mesbla, Arapuã, Compaq, etc, e que foram “gigantes do mercado”, mais por uma péssima administração, todas foram à falência. Tiveram sucesso comercial por um período, e não sucesso financeiro. O sucesso financeiro depende de alguns detalhes. O primeiro deles, sem dúvida, é o planejamento. Planejar é essencial para o sucesso de qualquer empresa. Você não conseguirá aumentar suas vendas sem a utilização de técnicas importantes para identificar devidamente o perfil de seu cliente. É preciso preparar-se para enfrentar a concorrência, que em muitas das vezes se faz desleal. Outro passo necessário é a otimização de recursos e investimentos. Pense nisso: adiantará ter um lucro satisfatório se os gastos e aplicações não forem bem administrados? Sei que é um desafio muito grande controlar dia após dia, tudo o que acontece em uma empresa, mais o dono do negócio que possui boa gestão financeira e visão estratégica de negócios, irá garantir a sobrevivência da mesma. O sucesso comercial também é de extrema importância, já que é medido através do grau de satisfação do público. O atendimento exemplar e o foco ao consumidor, hoje mais do que tudo está sendo levado muito a sério. O consumidor evoluiu e hoje tem voz ativa. As empresas precisam estar atentas à percepção de seus clientes. O futuro de todas as empresas depende desse alinhamento entre todas as áreas, principalmente a da qualidade do atendimento.

Para concluir o raciocínio, uma frase do Ayrton Senna diz tudo: “Na adversidade, uns desistem, enquanto outros batem recordes”.

Texto escrito por: Felipe Oliveira (Consultor de Comunicação e Marketing – Oliveiras Consultoria & Marketing)

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