Bem-vindo as Cidades Inteligentes

imagem-smart-city

Imagine estar em uma cidade em que não exista trânsito, poluição, violência e lixo nas ruas. Este é o objetivo das cidades inteligentes. O termo Cidade Inteligente (em inglês – Smart City) é um conceito que já existe em Dubai, Malta e Kochi. Neste paradigma podemos enxergar serviços e infra estrutura interligados e eficientes, tornando a cidade mais inteligente pela utilização de tecnologia de ponta para melhorar a convivência urbana entre a população e se tornar uma cidade melhor de se viver. A cada momento surgem ideias realistas e inovadoras na intenção de transmitir uma espécie de movimento entre as pessoas, em prol de um novo ideal que irá ajudar cada indivíduo separadamente e ao mesmo tempo, o todo. Temos por exemplo à utilização de aplicativos (apps) para smartphones que promovem serviços importantes e necessários no dia a dia, tais como para uma melhor mobilidade urbana, que vem se moldando em vários formatos distintos, mais unicamente benéficos. Aplicativos de táxi, carona, ônibus e até de bicicletas existem aos montes e já se tornaram um hábito do brasileiro como alternativa do transporte público caótico. Como disse, na cidade inteligente não existe trânsito. A falta de controle de veículos, os projetos feitos por prefeituras, em muito dos casos, incompetentes e desnecessários são algumas das maiores causas desse problema. Não iremos conseguir resolver isto com altos investimentos de verba pública, mas sim com imaginação e idéias inteligentes.

Quando eu penso no futuro, eu me lembro do filme: ‘De Volta para o Futuro II’ (1989) e como foi o impacto do personagem Martin Mcfly ao chegar no futuro fictício (2015) e enxergar uma realidade totalmente diferente que ele vivia em 1985. No futuro que é apresentado no filme vemos carros voadores na cidade fictícia de Hill Valley, com pequena ou quase nula emissão de poluentes. A poluição é uma das maiores causas de morte por conta de problemas respiratórios. Na China, a poluição já atinge mais de 700 milhões de pessoas. Precisamos criar recursos para combater essa questão no Brasil, por meio de apps indicadores e sensores de níveis, com métricas e análise de amostras da emissão de poluentes, não só dos veículos, mas também de indústrias e fábricas. No filme, as pessoas não vão até a lata de lixo. É a lata de lixo que vai até as pessoas. Praticamente tudo é reciclado, o que gera uma enorme economia para a extração de recursos naturais e menor impacto ambiental. O Marketing Verde no filme é levado bem a sério. Os animais de estimação passeiam nas ruas por meio de uma coleira autônoma robotizada, entre outros exemplos de tecnologia. Isso é a Internet das Coisas, que promete causar uma revolução em todos os setores do mercado. A cidade do futuro também apresenta um quadro diferente para a questão da violência. No filme os criminosos são julgados em poucos minutos por uma corte marcial, e inclusive, na cena nós vemos uma espécie de ‘drone’ registrando o momento da prisão. O sistema prisional de nosso país já é um dos maiores do mundo, apresentando altos índices de superlotação. Muitos detentos vão para a cadeia sem um julgamento coerente. E isso também deve ser reformulado.

Para concluir, nas cidades inteligentes, os relacionamentos das pessoas são mais consistentes no sentido de ajuda mútua e não competitividade. Hoje em dia, vivemos uma concorrência feroz em tudo o que realizamos. No trabalho, com a família e com os amigos. Precisamos priorizar a prosperidade, a qualidade de vida e a segurança. Ao sermos mais solícitos uns com os outros, sem dúvida iremos alcançar mais rapidamente essa realidade tão sonhada das cidades inteligentes.

Texto escrito por: Felipe Oliveira (Consultor de Comunicação e Marketing – Oliveiras Consultoria & Marketing)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s