Chatbots e a Revolução Digital

human-vs-robot

Imagine um futuro não tão distante, em que robôs estarão ocupando várias vagas de empregos e realizando diversas funções em conjunto com os seres humanos. Você deve ter imaginado aqueles filmes de ficção-científica, tais como, Eu Robô (2004) e Blade Runner (1982). A evolução tecnológica já está permitindo robôs conversarem com humanos através de chats (mais conhecidos como bate-papo virtual). É sobre este assunto que estarei comentando neste artigo.

Antigamente o hábito de falar ao telefone poderia parecer que nunca iria se extinguir, claro, precisamos conversar com pessoas que estão distantes. Hoje ao ver a grande parte da população utilizando seus smartphones para digitar, ao invés de falar, é realmente incompreensível para algumas outras pessoas. Este é o novo hábito mundial. E o que podemos tirar de lição disso tudo? As pessoas gostam de ‘teclar’ (digitar frases, palavras em um teclado virtual). As pessoas sentem prazer em inserir ‘emoticons’ em suas conversas. As emoções agora são, em boa parte, virtuais. Os sentimentos invadiram esses equipamentos eletrônicos avançados. E qual seria o próximo passo nesta equação?

A integração de robôs em chats, entre outros mecanismos de conversação on-line já estão sendo bastante utilizados. Os Chatbots prometem ser uma revolução (mais uma), em meio a comunicação das pessoas no dia a dia. Você provavelmente já deve ter conversado com um robô, ou ‘assistente virtual’ navegando na Internet. Notou alguma diferença? O Atendimento foi satisfatório? Se tivesse sido um ser humano, ao invés do robô, teria sido melhor? Certos questionamentos fazem nos refletir o quanto, ainda mais nos dias de hoje, o bom atendimento pode trazer. Se os robôs darão resultados melhores que os humanos? Essa é uma pergunta muito crua ainda para ser respondida. Só não podemos olhar com negativismo. Pois a maioria das invenções que o ser humano criou com o intuito de servir-lhe socialmente e trazer benefícios, deram certo. É preciso entender as gerações e a revolução que já está ocorrendo.

Texto escrito por: Felipe Oliveira (Consultor de Comunicação e Marketing – Oliveiras Consultoria & Marketing)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s