WhatsApp como Ferramenta de Marketing

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A ascensão do WhatsApp não é novidade para mais ninguém nos dias de hoje. 97% dos brasileiros usam este aplicativo como principal meio de comunicação. Quando o WhatsApp chegou no Brasil, no ano de 2009, a proposta “grátis” chamou bastante a atenção e foi um grande atrativo para as pessoas já habituadas com a tecnologia avançada dos celulares e smartphones. Não demorou muito para se tornar o app com maior número de downloads no país. Realmente virou uma ferramenta indispensável para qualquer setor ou área de mercado.

O WhatsApp inicialmente foi lançado com uma única função: mensagens – e ainda é o principal recurso. Foram integradas outras possibilidades, tais como o envio de mensagens de áudio, a chamada por voz e, mais recente a chamada por vídeo.  O grande “barato” do app também são os emojis (figuras emotivas) que a maioria dos usuários utilizam nas mensagens para expressar seus sentimentos, emoções, desejos e aspirações. Sabemos que a grande maioria das pessoas utilizam o WhatsApp mais para falar com amigos e família, se tornando algo bem íntimo por se tratar de um meio de comunicação direto. E como podemos usar o WhatsApp como ferramenta de Marketing para aumentar o retorno com vendas, a visibilidade da empresa ou negócio local e manter um relacionamento mais próximo dos clientes e consumidores? Parece uma resposta simples mais não é.

As aplicações do app se tornaram infinitas, hoje é possível enviar de uma só vez (a partir de uma lista de transmissão) uma única mensagem para todos os seus contatos. E o melhor, o app tem um recurso que mostra se o seu contato viu ou não a mensagem. A assertividade pode parecer mais avançada que a ferramenta de E-mail Marketing, mais alguns cuidados são necessários. Evite enviar grande quantidade de mensagens de uma só vez. Uma boa propaganda ou anúncio deve ser pensado de uma forma inteligente e divulgado de maneira consciente. Uma simples mensagem de voz pode fazer a diferença para quem estiver ouvindo e por isso, é preciso sempre se atentar à clareza, objetividade do conteúdo e qualidade da informação. Utilizar o WhatsApp como ferramenta de Marketing é, e deve ser feito com bom senso, seja para se auto promover ou promover sua empresa, saiba que só surtirá efeito desejado se os contatos que receberem a sua mensagem conheçam você e a sua empresa. Ou pelo menos tenham ouvido falar. Uma coisa é certa, este app veio para revolucionar a comunicação e já está fazendo. Uma tendência promissora que dificilmente saíra de moda.

Texto escrito por: Felipe Oliveira (Consultor de Comunicação e Marketing – Oliveiras Consultoria & Marketing)

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