Consumação Digital

imagem-consumer

Em uma sociedade imersa em tecnologia, não é difícil de enxergar o quão necessitado todos nós estamos na busca incessante por mais e mais conteúdo digital.  Todos os dias, já virou uma estigma, abrirmos o nosso Google Play Banca, as Redes Sociais, os Aplicativos mensageiros para consumir algo. E olha que já temos exemplos de pessoas que deixam o café da manhã de lado e partem para a escola, trabalho, reunião, etc de estômago vazio (sic). O que impressiona também é a quantidade de conteúdo que temos a disposição para consumir. São tantas notícias, artigos, fotos, vídeos, áudios que de primeiro momento traz uma euforia, mais muito instantânea e logo vem aquela apatia. O que estamos vivenciando nos dias de hoje é isso, em um termo simples e direto, a “consumação digital”.

Mas o que é Consumação? De acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa, s.f.[Popular] É o que se paga pelo consumo num café, num restaurante, num bar, numa casa de espetáculos etc.: a consumação mínima foi de 25 reais. Então, é certo afirmar que pagamos por informação, seja ela qual for. E as vezes, convenhamos que o preço não vale muito a pena, certo? Você já percebeu que a grande maioria das notícias são relacionadas a tragédias, violência e por aí vai. Notícias sobre política também tem um grande peso. Uma outra parcela se destina a futebol e fofocas de celebridades (o que no país do tamborim é um prato cheio). Uma parte mínima fica relacionada à notícias realmente interessantes e relevantes para as pessoas no geral. Foi assim na época de ouro do rádio, depois na época da televisão e agora nas plataformas digitais.

E o que podemos fazer para desvencilhar desse conteúdo que não evolui e não agrega valor? Fazer a sua notícia! Criar o seu conteúdo! Nós também temos este poder (rs). Com o advento da Internet e das plataformas digitais, chegou a vez da sociedade. É fato afirmar que hoje temos voz ativa. E já está acontecendo uma revolução em termos digitalmente falando. O indivíduo é dono de sua própria consciência e por que não controlar também a sua consumação digital? Reflita nisso, comece aos poucos e você verá como é bom criar o próprio conteúdo de uma forma inteligente e compartilhar com pessoas ao redor do mundo. Isso muda o indivíduo. Traz autonomia, segurança e aumenta a auto estima. Pode acreditar!

Texto escrito por: Felipe Oliveira (Consultor de Comunicação e Marketing – Oliveiras Consultoria & Marketing)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s