Um novo jeito de se comunicar

imagem-talks

O ano de 2016 está chegando ao fim. E para a maioria dos brasileiros foi um ano muito difícil. Agora é hora de mensurar os resultados positivos (e também os negativos); colocar na balança e projetar o que poderá ser feito para o novo ano que está para chegar. Sem nenhuma segurança por parte do governo e de nossos representantes, o Brasil vive um drama misturado com um gosto amargo e triste de desilusão e frustrações. Seja no esporte, na música, na cultura, nas artes e no mundo dos negócios, as pessoas estão mais atentas ao que pode gerar uma nova esperança e um novo sentimento de renovação para continuar a batalhar no dia a dia, buscando um lugar ao sol. E hoje o preço para isso está acima do que costumava ser alguns anos atrás. É preciso ter uma visão diferente e essa visão deve ser focada em um novo jeito de se comunicar.

Estudos mostram que as tendências para 2017 serão centradas em três temas (que alias já estão sendo discutidos por grandes empresas, tais como Google, Apple, Facebook, Twitter, Amazon, etc). São elas: Realidade Aumentada, Chatbots e Influenciadores. Sobre a Realidade Aumentada, já comentamos aqui em um outro artigo, o lado bom e o lado ruim desta tecnologia que promete no ano vindouro estar ainda mais presente na vida das pessoas. Os Chatbots por um outro lado vem com uma proposta interessante, como a “revolução da distribuição de conteúdo”, onde teremos robôs se comunicando com os consumidores. Pode parecer algo estranho em um primeiro momento, mais já está acontecendo. Sobre a questão dos influenciadores, não é preciso nem se prolongar neste assunto. É só abrir a página do Youtube para se deparar com milhares de vídeos de pessoas comuns influenciando usuários a comprarem algum produto, seguirem alguma tendência ou contratarem determinado serviço. No Brasil temos exemplos inclusive de “youtubers” que estão projetando seu estilo e suas idéias, não só nas redes sociais, mais em outras mídias, tais como TV, rádio, cinema, etc. Isso mostra a grande relevância e o peso que estes ‘astros da nova era’ têm como influenciadores.

Para concluir, não podemos esquecer que o mundo está mudando, as relações pessoais e profissionais estão mudando e é preciso estar atento ao novo jeito de se comunicar. Sem dúvida fará grande diferença em sua vida e se você não se adequar aos novos métodos tecnológicos, poderá se sentir obsoleto e ultrapassado. Vivemos em uma era digital, e por mais difícil que seja para aceitar essa condição, é preciso entendê-la. A  dura verdade é que, os seres humanos estão condicionados a evoluir da forma como o mercado dita as regras.

Texto escrito por: Felipe Oliveira (Consultor de Comunicação e Marketing – Oliveiras Consultoria & Marketing)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s